Marvin Gaye Biografia "... Marvin Gaye quebrou barreiras cantando sobre o corpo e a alma, consciência social e política...

Marvin Gaye - O cantor que quebrou barreiras cantando sobre o corpo, alma, consciência social e política sexual.

Marvin Gaye

Biografia


"...

Marvin Gaye quebrou barreiras cantando sobre o corpo e a alma, consciência social e política sexual. Um dos cantores mais expressivos da música, um produtor profundamente talentoso e um excelente compositor tanto do romântico quanto do revolucionário, sua voz falou por uma geração. Agora lendária, Marvin continua a falar através das décadas. Nascido em 2 de abril de 1939 e criado em Washington, DC, Gaye cantou em alguns grupos vocais locais antes de se juntar ao grupo doo-wop, o Moonglows, onde foi orientado por Harvey Fuqua. Quando Fuqua se juntou à Motown, ele trouxe seu jovem protegido com ele. Na Motown, Marvin era um baterista de sessão, esperando por sua chance de cantar padrões e ser o "negro Sinatra"; ele mostrou habilidades de composição como co-autor do hit de 1962 dos Marvelettes, "Beechwood 4-5789".


Marvin fez seu próprio sucesso naquele ano sem cantar baladas, mas um R & B difícil, com o Top 10 de R & B “Stubborn Kind Of Fellow”, o primeiro de seus muitos singles autobiográficos, seguido pelos grandes sucessos “Hitch Hike” e “Pride And Joy”. seu primeiro pop Top 10, escrito sobre sua nova esposa, Anna Gordy), “Posso ter uma testemunha?”, “Como é doce (ser amado por você)”, e o número 1 de R & B esmaga “A't't That Peculiar” "E" I'll Be Doggone ". O principal artista masculino solo dos anos 60 da Motown, ele ficou conhecido como" o "Príncipe da Motown", alcançando um ápice com o número 1 "I Heard It Through the Grapevine". assombrosa e funky, tornou-se o single mais vendido da década. Outros singles Marvin dos anos sessenta incluem “Too Busy Thinking About My Baby”, “Esse é o jeito que o amor é” e “O fim do nosso caminho”. Ele também co-escreveu Martha &

E Marvin cantou duetos sublimes. Ele juntou forças com Mary Wells em 1964 para um single que produziu um Top 20 de cada lado - "O que é o assunto com você Baby" e "Once Upon A Time" - e mais tarde se juntou a Kim Weston para "It Takes Two". Sua colaboração com Tammi Terrell é o padrão pelo qual todas as duplas masculinas e femininas são medidas. Sua parceria foi intensamente melódica, espetacularmente bem-sucedida e devastadoramente trágica. "Não é nenhuma montanha alta o suficiente" foi sua estréia emocionante em 1967; foi apresentado no álbum, United, que também incluiu os Top 10s “Se eu pudesse construir meu mundo ao seu redor” e “Seu amor precioso”. Você é tudo que eu preciso, o LP de acompanhamento de 68, incluindo o R & B # 1 hits "não é nada como a coisa real" e "você é tudo que eu preciso para passar por."

Os sucessos esconderam a dor real de Marvin e Tammi: ela estava sofrendo de um tumor no cérebro, descoberta depois que ela desmaiou em seus braços no palco durante um show de outubro de 1967. Marvin ficou profundamente abalado, recusando-se a se apresentar por vários anos. Em 1970, aos 24 anos, Terrell faleceu. Marvin teria outras parceiras cantoras, notavelmente Diana Ross, mas Marvin e Tammi eram realmente a coisa real.

Na época da morte de Tammi, Marvin foi profundamente afetado pelas histórias de seu irmão Frankie da Guerra do Vietnã e voltou-se para a música para expressar seu desconforto com um mundo tumultuado. Foi lançado o álbum de 1971 What's Going On, que explorou questões de pobreza e discriminação ao meio ambiente, abuso de drogas, corrupção política e guerra, mudando para sempre o som e a substância da soul e da música pop. Três singles do LP foram # 1 R & B e Top 10 pop: "O que está acontecendo", "Mercy Mercy Me (A Ecologia)" e "Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)." Primeira auto-produção de Gaye, foi o último grande álbum da Motown gravado em Detroit antes da mudança da gravadora para Los Angeles.

O que está acontecendo foi a revolução social. Let's Get It On, dois anos depois, foi a revolução sexual. Let's Get It On continua sendo um dos álbuns mais apaixonados já gravados; a faixa-título, um não. 1 pop e R & B smash, é por cada pesquisa o não. Uma música de todos os tempos - e um dos toques mais vendidos do século XXI. O álbum, também não. 1 em ambos os gráficos, apresentava várias compotas lentas tradicionais confessionais, incluindo “Distant Lover”, “Just To Keep You Satisfied” e o hit single “Come Get To This”.

Entre esses dois álbuns Marvin lançou seu álbum dueto com Diana Ross, Diana e Marvin, que contou com os sucessos "My Mistake (Was To Love You)" e "Você é uma parte especial de mim." Ele também se juntou a seus contemporâneos Isaac Hayes e Curtis Mayfield e marcaram a trilha sonora de um longa-metragem, Trouble Man, que produziu um LP amplamente instrumental que se tornou um modelo para o movimento acid-jazz nos anos noventa. A faixa-título, o único vocal do álbum, foi um sucesso no Top 10.

Em 1974, Marvin finalmente se convenceu a retornar à estrada; um de seus primeiros shows, em Oakland, Califórnia, resultou no álbum de sucesso, Live !. Ele lutou com a gravação até que o fundador e presidente da Motown, Berry Gordy, sugeriu uma colaboração com Leon Ware. Eles criaram o altamente erótico I Want You, que Marvin transformou em uma carta de amor para Janis Hunter, uma jovem com quem ele esteve envolvido desde a gravação de “Let's Get It On”. Funky e sexy, o álbum contou com o não. 1 faixa-título, e grooves tão quentes como “Since I Had You”, “Soon I'll Be Loving You Again” e o hit single “After The Dance”. A influência do álbum vai de Prince a R. Kelly, Madonna a Maxwell , e mais.

Live At The London Palladium, um conjunto de dois LP lançado em 1977, documentou a primeira turnê européia de Marvin. Mas o destaque do álbum foi um corte de estúdio, “Got To Give It Up”, um não-convencional. Um hit pop / R & B / disco que, ironicamente, falava do medo de dançar de Marvin. Mas os problemas aumentaram para ele, do divórcio aos impostos atrasados ​​e ao abuso de substâncias. Em sua costumeira forma idiossincrática, Marvin resolveu se divorciar de Anna com um álbum sobre seu relacionamento, Here, My Dear, um conjunto de canções magistrais incompreendido na época, mas agora é considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Ele lidou com o resto de suas dificuldades mudando-se para o Havaí, depois para Londres, onde trabalhou no álbum In Our Lifetime, seu último na Motown. Marvin estabeleceu-se em Ostende, na Bélgica, uma pequena cidade litorânea que oferecia uma trégua do mundo em geral. Enquanto lá ele desenvolveu a música "Sexual Healing", assinou com a Columbia Records e voltou para os EUA.

"Sexual Healing" se tornou um sucesso mundial em 1982-83, ganhando para Marvin seus dois únicos prêmios Grammy®. O álbum Midnight Love, também com “Til Tomorrow”, também foi um sucesso, coroando o retorno triunfante de Marvin. No All-Star Game da NBA de 1983, Marvin fez uma leitura surpreendentemente emocional de “The Star-Spangled Banner”, acompanhada apenas por uma bateria eletrônica, que se tornou lendária. Mas seus tormentos cresceram e ele ameaçou suicidar-se depois de brigas amargas com seu pai. Um dia antes de seu 45º aniversário em 1984, após outro confronto, seu pai atirou e o matou.

Em sua carreira, Marvin Gaye ganhou 18 Top 10 pop, três dos quais atingiram o pico. 1 e 38 R & B Top 10s; 13 desses bateram não. 1, amarrando-o para o primeiro nessa categoria com Michael Jackson. Em 1987, ele estava entre o segundo grupo de artistas homenageados com a introdução do Hall da Fama do Rock and Roll. Mas seu legado vai além dos números e honras. Ele liderou o caminho para a auto-expressão artística intensamente pessoal no mundo comercial da música pop moderna e elevou o impacto da soul music como um agente de mudança social. Íntimo, cru e brutalmente honesto, suas músicas revelaram uma mistura de garra e doçura, confiança e vulnerabilidade, espiritualidade e sensualidade"...

texto/artigo foi traduzido e adaptado por Roberto Doze — Editor de Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Informações e Notícias do Mundo Contemporâneo”. Cabe acrescentar, sem a esperança de completar a tradução livre, que se optou por traduzir para o português de modo a valorizarmos a nossa língua. Ainda que as informações publicadas estejam em português, é importante destacar que é possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, na medida em que se encontram, disponível em Facebook Marvin Gave­­­­­, com mais de três milhoes de seguidores. O vídeo, com mais de quatorze milhões de vosualizações,  pode ser acessado no Canal Youtube Eagle RockAcesso em: 20 de dezembro de 2018.



                       

0 comentários:

Custom Widget

3/Business/post-per-tag